O CEUB é um dos segmentos de trabalho das Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo, tendo a mesma por mantenedora.

Fundado em 02 de maio de 2013, atende a Educação Básica nas modalidades Infantil (a partir de 4 anos) e 1º, 2º e 3º ano do ensino Fundamental I.

É uma escola regular, sem fins lucrativos, que tem por fundamentação Pedagógica os princípios da Doutrina Espírita. Além dos conteúdos formais necessários ao desenvolvimento intelectual do educando, realiza diversos projetos que propiciam a sua formação integral.

Possui como fonte sublime de inspiração o Evangelho de Jesus Cristo, mestre de todos os mestres, e os educadores: Pestalozzi, Allan Kardec e Eurípedes Barsanulfo.

Como é a metodologia de ensino do Colégio Eurípedes Barsanulfo?

O programa de ensino do Colégio Eurípedes Barsanulfo se baseia na proposta da formação do Homem de Bem, com o estímulo ao desenvolvimento de novas atitudes, novas maneiras de sentir e de pensar. Atingir essa meta somente será possível mediante “o estudo da vida sob suas duas formas alternantes, visível e invisível”, o que ocorrerá de forma sistemática com a integração de conteúdos espíritas e formais. Este é o aspecto mais nobre desta metodologia de Ensino Espírita, capaz de promover mudanças significativas e necessárias, repondo o espiritualismo na base da educação.
Através da integração entre as Áreas do Conhecimento e Conteúdo Espírita, o educando amplia os horizontes do conhecimento. Modifica e propicia a aquisição de novos comportamentos, mobiliza interesses, ressignifica informações, estabelece novos conceitos, vencendo a visão estreita e do materialismo que impõe suas barreiras na aquisição de conhecimento para a vida eterna.
Há uma fonte norteadora e segura: a Pedagogia Divina, assim é que o Educador Espírita, na elaboração segura do pensamento pedagógico espírita, já que lançar mão de uma fonte confiável e perfeita, acessível a toda a humanidade da qual todos nós nos beneficiamos e desfrutamos para a educação dos nossos espíritos: A PEDAGOGIA DIVINA; é nela que a Pedagogia Espírita tem que buscar as suas diretrizes, pois tudo na criação divina, tendo um fim e um propósito, sendo o fim último o da nossa evolução, para atingir este fim basta observarmos mais atentamente e percebermos que somos alvo da Grande Ciências da Educação Divina, traduzida numa pedagogia perfeita e única, capaz de promover ao longo da nossa história pessoal e coletiva a verdade, a nossa integração definitiva com Deus.

É exigido ser espírita para estudar no Colégio Eurípedes Barsanulfo?

Não. O Colégio está a serviço das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, independente do sexo, raça, cor, credo religioso e político e quaisquer preconceitos e discriminações, como consta em nosso regimento escolar.